Foi esse pequeno hábito que me ajudou a evoluir como profissional de comércio exterior, conseguir a faixa preta e nunca mais parar com meus artigos e o podcast.
Mas ESPECIALMENTE para trabalhar no comércio exterior.
Que é, a meu ver, uma eterna esteira de produção onde precisamos realizar diversas etapas para que os processos evoluam.
Sendo que cada processo tem sua esteira de produção, que se divide em diversas esteiras, às vezes a esteira dá um pulo, dá à ré… e ao longo dela enfrentamos inúmeras etapas difíceis que mais causam apontar dedos que tapinhas nos ombros.
O excesso de apontar dedos é assunto para outro artigo, mas vejo que o problema está em fazer nossa felicidade depender de constante reconhecimento ou validação.
Afinal, há diversas pequenas vitórias que você provavelmente valorizou no seu início de carreira, mas que agora se tornaram uma mera curva na esteira.
Por isso acredito que é preciso vê-las e comemorá-las novamente e sempre.
Você tem diversas pequenas vitórias todos os dias
Vamos com exemplos?
A vitória de entregar no prazo.
São poucos os prazos que dependem unicamente de nós, mas há outros além desses que é possível cumprir motivando e relembrando os envolvidos.
Tarefas cotidianas como enviar a cotação de frete ou corrigir a proforma no prazo prometido.
Além de uma prazerosa vitória, já pode significar uma relação começando com confiança.
Enfim, a pessoa que não fica minimamente satisfeita de realizar algo no prazo no comércio exterior precisa de ajuda clínica.
É bom demais concluir no prazo e dar um check na tarefa ou arquivar o e-mail.
A vitória de conseguir se fazer ser entendido.
Pois de nada adianta ter razão num assunto, se a outra parte não cede.
E, quando digo ceder, não me refiro à leviana conquista de ter razão no assunto, comemorar esse tipo de situação demonstra apenas infantilidade.
Quero dizer a capacidade de explicar porque estão enfrentando o problema, qual o motivo dessas serem as únicas alternativas…
Seja explicar para o exportador que a Fatura Comercial precisa estar assinada à caneta ou porque classificar na NCM mais barata é errado e é questão de tempo para dar 💩, comemore, pois essas são:
As vitórias que evitam problemas futuros
Pensa em quantos problemas seu trabalho evitou se transformar num e-mail gigante (ou uma reunião de 2 horas) pois você anteviu o problema?
Isso para não falar de custos extras e atrasos.
É graças à nossa experiência que pequenos detalhes com potencial quase catastrófico passam aos olhos dos inexperientes como se fosse fácil.
A vitória por começar algo novo
Um novo emprego, negócio, projeto, cargo, começar a empreender, voltar para o CLT… existe um momento nesse algo novo que marca quando ele de fato começou oficialmente. E a sensação que fica dá o gostinho de vitória.
Foi como quando publiquei meu primeiro texto, o primeiro episódio do Invoice Cast e quando lançamos oficialmente o Follow-Up do Comex.
Falando nisso, aproveite para assinar e aproveitar os 7 dias gratuitos.
Pode ser também voltar a fazer novamente aquilo que tinha parado, o que é muito comum acontecer com hobbies e práticas esportivas em meio ao caos da rotina.
Me recordo o quanto me arrependi de ter parado de praticar artes marciais justamente quando minha mente estava mais prejudicada.
Ou seja, acabei ferrado mentalmente (mais ainda) e fora de forma.
Além da vitória de transformar essa primeira vez em hábito
Cada um sabe o tempo que leva para que algo novo se torne hábito, que avança de fardo para natural e depois prazeroso.
Há livros que dizem que é preciso 21 dias para algo se tornar hábito. Não sei, estou há 6 meses tentando levantar da cama sem ódio para treinar às 6am…
Dificilmente alguém vai comemorar as pequenas vitórias por ti
Não digo “ninguém’’ pois acredito que sempre há uma pequena parcela de pessoas ao nosso redor que entendem o trabalho que foi alcançar esse êxito e estejam cientes também de como é importante comemorar.
E, convenhamos, se os outros não conseguem comemorar nem as próprias pequenas vitórias, por que se importariam com as suas?
São essas pequenas vitórias que vão te levar às maiores
Elas que vão te ajudar a aguentar esse longo processo que grandes vitórias exigem.
E não apenas pelas pequenas doses de endorfina, mas para que essa série de vitórias se tornem um caminho rumo à grande vitória.
Do contrário, não haverá caminho algum para encurtar a distância dos grandes objetivos.
Foi o episódio 100 do Invoice Cast que me inspirou a escrever sobre esse texto, foi uma grande vitória fechar 100 episódios e ter começado uma nova fase já no 101º, vou deixar o link na capa para você ouvir e assistir onde for melhor.
Aliás, voltar a escrever em 2024 foi uma grande vitória para mim, pois a cada novo texto, mais complicado fica se inspirar a escrever sobre temas não abordados.
Está em busca de consultoria ou palestras para sua empresa do comércio exterior?
Me chame via LinkedIn para he mostrar o que tenho disponível ou para montar algo que atenda suas necessidades.
Quer se receber notícias que importam e com insights que vão transformar seu comércio exterior?
Apresentamos semanalmente as notícias mais importantes do comércio exterior e como elas podem nos afetar, bem como avisamos sobre eventos, cursos e outras oportunidades dentro do segmento. Assine aqui
Precisa de Marketing para sua empresa do comércio exterior?
O Grupo Invoice está pronto para lhe atender, além de sermos uma agência de marketing focada em atender unicamente as empresas e profissionais do comércio exterior e logística, prestamos serviços de vídeo, edição, produção de site e outras soluções em comunicação. Me chame via LinkedIn!
Conhece o Invoice Cast?
Invoice Cast é o nosso podcast sobre Comércio Exterior, com o propósito de ensinar, gerar discussões e contar boas histórias de forma que seja um momento divertido e prazeroso falar de nossa área e assuntos correlatos.
Youtube – Site – Spotify – Apple – Resenhistas do Comex no Whatsapp